O ato de brincar é uma oportunidade ímpar de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia, organiza suas emoções e principalmente desenvolve as habilidades básicas para o desenvolvimento escolar e da aprendizagem.
Brincando a criança explora e desenvolve a linguagem oral, coordenação motora, criatividade, noções espaciais e toma conhecimento e domínio de seu próprio corpo.
O brincar representa para a criança uma linguagem própria de conexão com o mundo e lhe oferece a chance de se desenvolver de forma prazerosa.
Correr, pular, inventar, criar, atos que muitas vezes passam despercebidos para o adulto, mas que são fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Se observarmos as crianças desde os primeiros meses de vida podemos notar que as primeiras brincadeiras acontecem quando o bebê está explorando seu próprio corpo, eles brincam com suas mãos, seus pés, seus dedinhos, enfim.
Conforme ela cresce começa a utilizar brinquedos ou objetos para brincar e com isso sua criatividade vai ficando cada vez mais rica; as habilidades cognitivas também se beneficiam muito com o ato de brincar.
Nesse momento em que vivemos reclusos, impossibilitados de conviver socialmente se faz ainda mais importante que a família estimule o brincar e mais que estimular é valorizar as brincadeiras ds criança. Muitos adultos consideram a brincadeira como atividade exclusiva da criança e com isso sentem dificuldade de fazer parte desse universo.
É importante lembrar que o adulto pode contribuir muito para que esse brincar seja ainda mais enriquecedor. No momento da brincadeira é possível observar o desenvolvimento das crianças e também seus sentimentos e anseios.
Faça desse brincar uma oportunidade de seus filhos expressarem o que realmente tem valor para eles, observe-os e perceberá como eles tem se desenvolvido rapidamente.
Vamos aproveitar e tirar bons frutos desse momento tão difícil que estamos vivendo.
Brinque, cante, pule, corra, invente crie e guarde esses momentos para sempre em sua memória, pois na memória das crianças ficará registrado com muito amor e carinho.
Vai ficar tudo bem!!!
Maio/2020
Psicopedagoga Clínica