Dormir para aprender

         Você sabia que dormir ajuda no aprendizado?

         O sono além de ter a função de renovar e conservar a energia, atua também para o processamento da memória.

         Quantas vezes ouvimos que um boa noite de sono é importante para ter um bom rendimento escolar, para ir bem na prova ou para ter um bom dia de serviço?

         Você sabia que quando aprendemos algo novo a informação é retida com maior facilidade se tirarmos uma soneca logo em seguida?

         A criatividade também é influenciada pela qualidade do sono e é durante o último estágio dele que ocorre essa incrível viagem pela mente. Quando se tem uma boa noite de sono atingimos o estágio final, o que chamamos de sono REM, que está diretamente ligado a aquisição da memória. Por isso se faz necessário que se tenha um sono de qualidade.

         Em minhas orientações clínicas e escolares sempre oriento os pais a garantir que as crianças e adolescentes, principalmente em idade escolar tenham noites de bom descanso, que durmam bem, em horários adequados, ambientes e tempo necessário para a boa recarga de energia e a consolidação do aprendizado.

         Percebo claramente em minha atuação que poucas famílias prezam pela qualidade do sono de seus filhos. O habito de dormir muito tarde, a falta de rotina para o horário do sono, dormir com muita luz e informações tecnológicas ao adormecer prejudica muito a qualidade do sono e por consequência a capacidade de memorizar e consolidar tudo o que foi aprendido durante o dia.

         Geralmente não percebemos o impacto do sono em nossa vida cotidiana, além do obvio e necessário descanso, ele é grande aliado em nossa qualidade de vida.

Portanto se faz necessário usufruir dos benefícios de uma boa noite de sono a favor de nossa saúde física e mental.

Paula Silvestre

Psicopedagoga Clínica