A independência das crianças está muito ligada à forma que os pais educam e ensinam seus filhos desde muito cedo em como se comportar nas mais diversas situações do cotidiano.
Mas, muito além do fato de seus filhos não dependerem de ajuda para tudo está o mais importante, o fato de serem pessoas com iniciativa própria. Crianças que tomam suas decisões por si e as colocam em prática automaticamente serão pessoas menos dependentes, mais autônomas e pró ativas.
Para se ter autonomia é necessário desenvolver várias habilidades básicas como por exemplo a coordenação motora, o equilíbrio, a expressão corporal e facial, além da motricidade. A criança que tem essas habilidades básicas bem desenvolvidas certamente terá mais facilidade para desenvolver a autonomia. Isso faz com que ela não precise de tanto do suporte do adulto para realizar as tarefas que lhe forem atribuídas.
O segredo para esse desenvolvimento é não privar a criança de se locomover para por exemplo: pegar um brinquedo ou algum objeto (que não ofereça riscos), alimentar-se e trocar-se sozinha. Tomar banho, escovar os dentes, pentear seus cabelos, guardar seus brinquedos e pertences pessoais, enfim. Isso representa um grande aprendizado e, futuramente essa criança vai transferir essas autonomias para suas atividades escolares, para as habilidades sociais, bem para o ambiente de trabalho na vida adulta.
O espaço escolar também é propício para que os pequenos desenvolvam sua independência. Imaginemos uma sala de aula. O contato com os amigos é ideal para estimular a curiosidade e atitudes da criança frente a uma determinada situação. Junto de seus colegas, ela vê o que o outro faz e tende a se posicionar frente a determinada situação.
O próprio ambiente escolar proporciona essa independência a partir do momento que as crianças são estimuladas a lancharem sozinhas, a guardarem seus pertences e outras funções. Vale dizer que essas iniciativas que os educadores procuram desenvolver visa desenvolver o aspecto de independência das crianças.
Por isso se faz necessário que os pais que buscam a independência dos filhos busquem uma instituição escolar que siga essa linha de atuação.
É claro que não podemos esquecer que qualquer forma de incentivar as crianças a se desenvolverem devem preservar a afetividade, o carinho e as limitações de cada criança de acordo com sua idade e seu desenvolvimento pessoal.
Psicopedagoga Clínica